Entre 2023 e 2025, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou 15 encontros oficiais com organizações suspeitas de envolvimento em fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O senador Rogério Carvalho (PT-SE) solicitou à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, nesta sexta-feira (26), o acesso aos dados extraídos do celular do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a Operação Venire da Polícia Federal (PF). A manobra busca indícios que confirmem a incitação de Bolsonaro aos atos de depredação ocorridos em 8 de janeiro.
Carvalho solicitou ao Diretor-Geral da PF, Andrei Augusto Passos, as informações retiradas do dispositivo móvel de Bolsonaro, recolhido em 3 de maio como parte de um mandado de busca e apreensão em sua residência em Brasília, sob autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
No requerimento, Carvalho argumenta que o ex-presidente utilizou as redes sociais como um instrumento para disseminar desinformação e realizar atos ilícitos. Dessa forma, ele acredita que o acesso ao celular de Bolsonaro é fundamental para aprofundar as investigações da CPMI sobre os eventos do 8 de janeiro.
Este é o segundo pedido de membros do PT direcionado ao ex-chefe de Estado. O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) já havia emitido um requerimento convidando Bolsonaro a testemunhar na CPMI do 8 de Janeiro.
Correia, no documento, responsabiliza Bolsonaro por “ação e omissão”, argumentando que os atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes foram concebidos antes das eleições, por meio de ações de Bolsonaro que questionaram a segurança das urnas eletrônicas.
Entre 2023 e 2025, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou 15 encontros oficiais com organizações suspeitas de envolvimento em fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Carlo Ancelotti, técnico italiano de 65 anos, está muito perto de ser anunciado como o próximo treinador da Seleção Brasileira.
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta segunda-feira (28), o julgamento que discute a manutenção da ordem da prisão do ex-presidente Fernando Collor.