Na conversa que tiveram mais cedo, presidente da Casa legislativa voltou a cobrar do petista mudança urgente na articulação política do governo, que não vem cumprindo compromissos assumidos ainda na transição
Arthur Lira fez cobranças a Lula em reunião no Palácio do Alvorada | Foto: Ricardo Stuckert/PR/Divulgação
Com informações Jovem Pan
Na conversa que teve com Lula mais cedo, Arthur Lira voltou a cobrar do presidente da República uma mudança urgente na articulação política do governo, que não vem cumprindo com os compromissos assumidos ainda na transição. Segundo interlocutores, Lira teria dito a Lula que “a paciência da Câmara está no limite”, citando a não liberação de emendas, inclusive as impositivas, nos prazos acordados. Por causa do feriado de Corpus Christi, o presidente da Câmara dispensou os deputados e o governo acabou ganhando uma semana de folga.
Além da troca de Alexandre Padilha por José Múcio, Lula deve ceder às pressões de lideranças do União Brasil, do MDB e do PP para ampliar o espaço dessas siglas na Esplanada. O único jeito de evitar essa minirreforma ministerial é garantir o cronograma de liberação de emendas, a tempo para que deputados possam atender suas bases neste ano pré-eleitoral.