Lula escolhe general Amaro para comandar o GSI

Amaro é indicação do comandante do Exército, general Tomás Paiva
Amaro vai substituir o também general Gonçalves Dias, que renunciou ao cargo em 19 de abril | Foto: Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou o nome do general Marcos Antônio Amaro dos Santos para assumir o comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O convite oficial foi feito nesta quarta-feira, 3, durante um encontro com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o próprio general Amaro.

O militar, que já atuou como responsável pela segurança da ex-presidente Dilma Rousseff, participou da criação da Casa Militar durante o mandato da petista — mas deixou o cargo após o processo de impeachment contra a presidente — e atuou no GSI durante o período em que Fernando Henrique Cardoso esteve no poder.

Amaro vai substituir o também general Gonçalves Dias, que renunciou ao cargo em 19 de abril, depois da divulgação de imagens em que é possível ver Dias e outros agentes do GSI durante os atos de vandalismo ocorridos em 8 de janeiro.

Até agora, a pasta ficou sob o comando interino de Ricardo Cappelli, que também atuou como interventor federal na segurança pública do Distrito Federal, depois das manifestações violentas.

Desde que assumiu o cargo interinamente, Cappelli planejou uma reestruturação no GSI, que será apresentada a Lula. No fim de abril, pelo menos 146 funcionários do gabinete foram exonerados.

General Amaro aceita o convite de Lula para chefiar o GSI

Amaro GSI
Foto: Marcos Corrêa/PR/Flickr

O general da reserva Marcos Antonio Amaro aceitou o convite feito pelo petista para assumir o GSI. Amaro é indicação do comandante do Exército, general Tomás Paiva.

O aceite do convite ocorre no mesmo dia em que Lula será recebido com cerimônias para um almoço no quartel-general do Exército com o Alto-Comando.

Veja Também...

Buscar
Se Inscreva no Youtube


© Copyright 2022 Sem Censura TV. Todos os direitos reservados.