“Perdeu Mané, não amola!”
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), reagiu com irritação a um cidadão brasileiro que o abordou nesta terça-feira em Nova Iorque, nos Estados Unidos. “O senhor vai responder às Forças Armadas? O senhor vai deixar o código fonte ser exposto? O Brasil precisa dessa resposta, ministro, com todo o respeito. Por favor, Barroso, responde para a gente”
A situação, registrada em vídeo e publicada em redes sociais mostra o manifestante agindo de forma educada com o magistrado. Apesar disso, após ser cobrado a dar uma satisfação pelas supostas falhas no sistema de votação apresentadas pelas Forças Armadas, Barroso respondeu de forma agressiva e arrogante: “Perdeu, mané. Não amola”. A expressão “Perdeu” é comumente usada por criminosos na hora das abordagens e assaltos em diversas regiões do país.
Os ministros do STF estão em Nova York para participar do Lide Brazil Conference, evento organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais. Além de Barroso e Moraes, a programação da conferência também tem as participações de Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Cármen Lúcia. Segundo informações que circulam nos bastidores de Brasília, a ida dos magistrados ao evento custou mais de 4 milhões de reais aos cofres públicos.