O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu asilo político à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, poucas horas depois de sua condenação a 15 anos de prisão por corrupção no escândalo envolvendo a Odebrecht.
Com informações Oeste
Insatisfações com o titular da Casa Civil, Rui Costa, têm provocado uma série de críticas por parte de petistas e parlamentares do centrão, que pedem a demissão do ministro de Lula. A informação foi veiculada pela revista Veja no domingo 4.
A insatisfação com Costa se dá pelo fato de o ministro supostamente ser o responsável por travar nomeações e a liberação de emendas parlamentares. Além disso, ele também é acusado de não cumprir acordos firmados com o Legislativo.
Um dos parlamentares insatisfeitos com a conduta do ministro é o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Para ele, Costa não respeita a liturgia do cargo e atravessa negociações firmadas entre os membros da Casa.
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu também estaria insatisfeito com a condução de Rui Costa da pasta. O petista teria alegado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cometeu um erro ao nomear o ex-governador da Bahia para o cargo.
Durante um evento em Itaberaba, na Bahia, o ministro Rui Costa criticou Brasília. Ele afirmou que muitos optam por fazer o errado na capital federal.
“Brasília é difícil”, argumentou o petista. “Lá, fazer o certo para muitos está errado. E fazer o errado para muitos é que é o certo na cabeça deles.”
A fala de Rui Costa gerou controvérsias dentro da esquerda. A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) afirmou que o ministro mostrou que não conhece a capital brasileira.
Já o deputado distrital Fábio Felix (Psol) afirmou que a declaração é “lamentável” e “demonstra puro preconceito, desconhecimento e uma leitura preguiçosa da situação do DF”.
A declaração do ministro também ensejou críticas do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
“É triste ver que alguns políticos não têm a menor noção do que Brasília representa para o Brasil”, lamentou Rocha. “Declarações infelizes só servem para aumentar o clima de animosidade que devemos combater no país. O Brasil pede paz para que possamos trabalhar em benefício de todos, afirmou nas redes sociais.”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu asilo político à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, poucas horas depois de sua condenação a 15 anos de prisão por corrupção no escândalo envolvendo a Odebrecht.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a acender o sinal de alerta sobre o risco iminente de colapso fiscal a partir de 2027, mas, contraditoriamente, deixou os precatórios fora da revisão
Quatro departamentos do governo dos Estados Unidos estão analisando, de forma conjunta, uma proposta que prevê sanções ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.