O Ministério da Saúde confirmou que o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Brasil chegou a 43.
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) notificou, nesta terça-feira (30), três casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado. Dois pacientes morreram e um ficou cego após ingestão da substância.
As vítimas são três homens, dois de Lajedo e um de João Alfredo. O primeiro paciente, de 43 anos, foi internado em estado gravíssimo no dia 2 de setembro e morreu no dia 9. O segundo, de 32 anos, foi hospitalizado em 4 de setembro e recebeu alta no dia 23, mas com perda total da visão. A SES não divulgou a identidade das vítimas nem detalhes sobre o terceiro caso.
Casos semelhantes são registrados em outros estados, especialmente em São Paulo, onde cinco pessoas já morreram após ingerir bebidas alcoólicas supostamente adulteradas com metanol, um produto altamente tóxico. As autoridades investigam a possibilidade de contaminação por bebidas falsificadas. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML).
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, informou nesta terça-feira (30) que a Polícia Federal abriu uma investigação para apurar a origem do metanol usado para falsificar bebidas alcoólicas. O ministro também destacou que, ao que tudo indica, ocorre distribuição para outros estados. E o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, determinou nesta terça-feira (30) que os profissionais de saúde de todo o Brasil notifiquem imediatamente ao Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) qualquer suspeita de intoxicação por metanol.
O Ministério da Saúde confirmou que o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Brasil chegou a 43.
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou nesta quinta-feira (2) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a liberação de contatos telefônicos entre o político e seus advogados.
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou que até o momento, não foram registrados casos de intoxicação por metanol no estado. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (2).