
A “máquina” de Rogério Ceni continua imparável. Na noite deste domingo (1º), o Bahia recebeu o Porto na Casa de Apostas Arena Fonte Nova e fez o que a torcida já se acostumou a ver neste ano: venceu, convenceu e dominou. Com o placar de 3 a 1, o Tricolor manteve os 100% de aproveitamento na temporada 2026 e, de quebra, já garantiu sua vaga nas semifinais do Baianão com rodadas de antecedência.
Os gols de Kauê Furquim, Dell e Michel Araujo construíram o sétimo triunfo em sete jogos, levando o Esquadrão aos 18 pontos isolados na liderança. O Porto, valente, descontou com Luan, mas não teve força para frear o ímpeto dos donos da casa.
Quem piscou, perdeu. Logo aos 3 minutos, o Bahia mostrou o cartão de visitas. Em jogada de escanteio curto, Kike Oliveira limpou a marcação e serviu Kauê Furquim, que fuzilou de primeira para abrir o placar. 1 a 0.
O jogo seguiu com pressão total. Dell e Michel Araujo obrigaram o goleiro Matheus Cabral a trabalhar dobrado. Mas aos 26 minutos, a estrela do centroavante brilhou. Furquim retribuiu a gentileza e serviu Dell. O camisa 9 dominou, bateu de direita e contou com um desvio na zaga para encobrir o goleiro. 2 a 0 e festa na Fonte.
O Porto tentou reagir e diminuiu aos 36, com Luan cobrando pênalti com categoria. Mas o banho de água fria veio nos acréscimos do primeiro tempo. Aos 48, Kike Oliveira (novamente ele!) fez jogadaça e chutou; no rebote, Michel Araujo não perdoou e estufou as redes: 3 a 1.
Na etapa final, o Bahia administrou a vantagem, mas sem deixar de agredir. O “Haaland do Sertão”, Dell, quase marcou o segundo dele após cruzamento venenoso de Kike, mas a bola foi para fora. Michel Araujo também carimbou a trave após passe de peito de Iago Borduchi.
O placar só não foi mais elástico porque o goleiro do Porto operou milagres e a zaga adversária travou finalizações cruciais, como a de Kauê Furquim aos 19 minutos.
Com a vitória, o Bahia dispara na ponta com 18 pontos e já pensa no mata-mata. O Porto estaciona nos 7 pontos, cai para a 5ª posição e liga o sinal de alerta, podendo ser ultrapassado pelo Galícia.
Agora, o foco muda. O Bahia encara uma pedreira na próxima quinta-feira (5): recebe o Fluminense, às 19h, na Fonte Nova, pela 2ª rodada do Brasileirão 2026. Já o Porto tenta a recuperação no sábado (7), contra o Galícia, no Agnaldo Bento.
Bahia 3 x 1 Porto (BA) Campeonato Baiano – 6ª rodada
Escalações:
