Festa do Padroeiro dos Pescadores da Colônia de Buraquinho corre risco de não acontecer por falta de apoio da prefeitura

Celebração tradicional acontece há mais de 70 anos e exalta o sincretismo religioso na cidade

Pescadores e marisqueiras de Lauro de Freitas vivem um momento de apreensão, devido o risco de terem seu evento mais tradicional cancelado em 2024. A Festa de São Francisco de Assis acontece há mais de 70 anos e é um retrato da força do sincretismo religioso na cidade. Porém, após o resultado das eleições municipais e a derrota do grupo político da prefeita Moema Gramacho (PT), a Secretaria de Cultura informou que não irá fornecer o apoio logístico e financeiro para realização da celebração.

Em uma nota pública, a Colônia de Pescadores de Buraquinho apela a Sociedade Civil organizada para reunir os recursos necessários à realização do evento:

“Este ano  sem recursos nenhum e sem  a contribuição da Prefeitura, vimos  pedir ajuda aos irmãos da nossa Cidade, as lideranças, Empresários, Condomínios e as Organizações da nossa Santo Amaro de Ipitanga, NOS AJUDEM! Não permitam que  nós, os  trabalhadores do Mar, que já sofrem com a poluição dos nossos Rios e nosso Mar fiquem sem festejar seu Padroeiro”, diz um trecho da carta aberta.

Prevista para o dia 13 de outubro, a festa foi adiada, mas a sua realização ainda é uma incógnita. “A festa foi suspensa porque a Prefeitura informou a Diretoria da Colônia não ter verba para realizar a Festa, Está Festa já é realizada há mais de 70 anos e consta do Calendário de Comemorações populares do Município”, afirmou o presidente da Colônia de Pescadores Anderson Santana.

Na sessão legislativa desta quarta-feira (16), o vereador Tenóbio destacou a situação e solicitou uma atitude da gestão municipal. “Infelizmente, a gente pode até imaginar o porquê, esse ano não haverá apoio da prefeitura, não haverá apoio da Secretaria de Cultura do município que, aliás, nada fez durante esses quase quatro anos”, afirmou.

Apesar das dificuldades, a associação marcou uma nova data: 27 de outubro. Até lá os pescadores esperam arrecadar junto à população, empresários e entidades da iniciativa privada os recursos necessários à manutenção deste patrimônio histórico religioso e cultural de Lauro de Freitas

Veja Também...

Buscar
Se Inscreva no Youtube


© Copyright 2022 Sem Censura TV. Todos os direitos reservados.