Da Redação Sem Censura
Sob o pretexto da construção de uma escola, a prefeitura de Lauro de Freitas desapropriou um terreno particular, demoliu casas e deixou famílias inteiras sem um teto para morar. A ação aconteceu na tarde desta segunda (01º), no bairro do Quingoma, numa área que faz parte de terras desmembradas da antiga Fazenda Caji.
A situação desesperadora foi testemunhada pelo vereador Gabriel Bandarra, o Tenóbio, que esteve presente no local e questionou veementemente a ação dos agentes públicos. “Olha a quantidade de funcionários e de material da Seinfra. Aqui no Quingoma, os moradores estão pedindo pra que consertem uma rua aqui atrás e não vieram. Não tem retroescavadeira, não tem nada pra fazer o que deve ser feito. Agora pra expulsar a população de suas casas tem”, afirmou.
O proprietário do terreno, Cícero Otero, de 76 anos, apresentou documentações que comprovam a propriedade do terreno de mais de 30 mil m² – uma herança deixada pelo pai – bem como da venda de parte da área para construção do loteamento. Segundo ele, a escritura foi registrada em cartório há mais de 50 anos. O caso já havia sido denunciado à polícia civil desde o ano passado, tendo como alvo da denúncia o Secretário de Transportes do município, Capitão Olinto.
Segundo uma testemunha, a prefeitura declarou ter adquirido a área, e apresentou um documento, datado de 2020 e com registro no cartório de Abrantes. Ele afirmou ainda que a própria prefeita fez a promessa de que haveria uma reunião para confrontar as documentações, mas que o encontro nunca aconteceu.
O construtor responsável pelo loteamento, também apresentou certidões de ônus e comprovantes que atestam a legalidade do empreendimento. Mesmo assim os moradores, que investiram até 20 mil reais na aquisição dos lotes, foram despejados e viram seu sonho da casa própria virar entulho. “A gente juntou cada centavo pra comprar isso aqui”, afirmou uma das compradores, dona Valdirene.
A ação foi realizada em cumprimento a uma ordem judicial e contou com um grande efetivo de funcionários e viaturas da prefeitura e teve o apoio da polícia militar.
Durante a noite deste sábado (29), a estação de tratamento de esgoto de um condomínio na localidade de Areia Branca, em Lauro de Freitas (BA), desabou.