A degradação florestal na Amazônia atingiu níveis históricos nos últimos dois anos, revelando uma deterioração acelerada do bioma que desafia os compromissos ambientais do Brasil.
Com informações hora Brasília
A entrevista ao vivo do presidente Lula no primeiro dia da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) não foi bem recebida pelos investidores. O presidente voltou a adotar uma postura agressiva e a atacar a autoridade monetária, o que gerou mais incertezas entre os investidores.
Além disso, Lula indicou que o conjunto de regras que substituirá o teto de gastos só deve ser apresentado após a viagem a China, em abril. Para os investidores, o atraso foi uma sinalização de que a regra apresentada por Haddad sofre resistência da ala política do governo.
As declarações do petista fizeram os juros futuros inverterem o movimento de queda dos últimos dias e voltarem a subir. Com isso, as probabilidades de cortes na Selic na reunião de maio da autoridade monetária caíram de 40% na semana passada para cerca de 30% hoje. Para amanhã, o mercado manteve a precificação de estabilidade da Selic em 13,75% a.a..
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, reduziu a alta após a entrevista de Lula e encerrou a sessão praticamente estável, em +0,07%, aos 100,9 mil pontos. As ações de bancos e da Petrobras foram as principais contribuições positivas do indicador, enquanto Vale caiu 0,84% com a continuidade da redução do preço do minério de ferro nos últimos dias, e a Eletrobras (-3,48%) registrou a segunda maior contribuição negativa do Ibov, com falas do presidente no sentido de rever o processo de desestatização da elétrica.
O cenário local também prejudicou a recuperação do real, que se desvalorizou frente ao dólar norte-americano. A moeda dos Estados Unidos subiu 0,13% contra a brasileira em um dia de ganhos para boa parte das emergentes. Enquanto isso, contra o peso mexicano o par americano caiu mais de 1%.
A degradação florestal na Amazônia atingiu níveis históricos nos últimos dois anos, revelando uma deterioração acelerada do bioma que desafia os compromissos ambientais do Brasil.
Mais de 260 mil eleitores na Bahia correm o risco de ter o título cancelado por não comparecerem às três últimas eleições, não justificarem a ausência nem quitarem as multas eleitorais, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-BA).
A Polícia Federal identificou repasses que somam R$ 5,1 milhões de empresas ligadas a entidades suspeitas de realizar descontos indevidos em aposentadorias para pessoas e firmas relacionadas a André Fidelis, ex-diretor de Benefícios do INSS.