Um mês e meio após o lançamento da federação partidária União Progressista, os presidentes do União Brasil e do PP reuniram parlamentares para anunciar formalmente oposição ao governo Lula (PT) e à política fiscal da gestão petista.
Pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos e divulgada nesta quinta-feira (11/4), mostra a aprovação e a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás.
O levantamento ouviu eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 4 e 7 de abril.
Segundo a pesquisa, a avaliação de Lula foi mais negativa do que regular ou positiva nos quatro estados.
Confira o resultado por estado:
De acordo com a pesquisa, existe um empate técnico dentro da margem de erro entre aqueles que aprovam e desaprovam o presidente em São Paulo. No estado, a Quaest ouviu 1.656 eleitores. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Aprovação em São Paulo
Já em relação à avaliação do governo, 37% dos entrevistados o avaliaram de forma negativa. Por outro lado, 32% classificaram a gestão como positiva, enquanto 29% disseram ser regular.
Avaliação em São Paulo
Em Minas Gerais, a Quaest ouviu 1.506 eleitores. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento aponta empate técnico, no limite da margem de erro, entre os eleitores que aprovam e desaprovam o governo. Segundo a Quaest, há vantagem numérica para a aprovação de Lula no estado.
Aprovação em Minas Gerais
Entre os quatro estados onde a pesquisa foi feita, Minas Gerais apresentou o maior índice de avaliação positiva do governo: 34%. Por outro lado, 35% avaliaram a gestão de forma negativa, enquanto 30% a classificaram como regular.
Avaliação em Minas Gerais
No Paraná, a Quaest ouviu 1.121 eleitores. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.
O estado do sul do país é onde Lula tem a maior desaprovação, entre os quatro onde a pesquisa foi feita.
Aprovação no Paraná
Entre os estados onde o levantamento foi feito, o Paraná é o que avaliou o governo Lula de forma mais negativa.
Avaliação no Paraná
Por fim, em Goiás, a Quaest ouviu 1.127 eleitores. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento aponta empate técnico entre aqueles que aprovam e desaprovam Lula, com vantagem numérica entre os entrevistados que desaprovam.
Aprovação em Goiás
Segundo a pesquisa, 40% dos entrevistados goianos avaliaram o governo como negativo, enquanto 32% consideram a gestão positiva.
Avaliação em Goiás
Com informações Metropoles
Um mês e meio após o lançamento da federação partidária União Progressista, os presidentes do União Brasil e do PP reuniram parlamentares para anunciar formalmente oposição ao governo Lula (PT) e à política fiscal da gestão petista.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o advogado-geral da União, Jorge Messias, protocolaram no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação que pede a suspensão de todos os processos movidos por aposentados e pensionistas contra o INSS por descontos indevidos em seus benefícios.
A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (13) aponta que, para 36% dos brasileiros, as ações da primeira-dama Janja Lula da Silva mais atrapalham do que ajudam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).